sábado, 6 de setembro de 2008

Marcas indeléveis


Sempre escutei que sacramento é um sinal visível e sensível da graça de Deus em nossas vidas... Aprendi também que na Igreja esses sacramentos são sete... Cada um deles expressa a ação de Deus em nossas vidas. Na verdade já diz o Evangelho de São João que Deus é amor... É por isso que gosto sempre de dizer que para mim existe um oitavo sacramento: a AMIZADE. Ela é a verdadeira expressão da manifestação do amor gratuito, e para não dizer incondicional de Deus em nossas vidas.

Sempre tive esse pensamento comigo. Mas nos últimos meses pude sentir essa realidade com mais clareza.

Quando passamos por mudanças radicais em nossas vidas é natural ficarmos “sem chão”, deslocados... Sem saber ao certo o que será de nós... Em situações como esta nos sentimos sós mesmo se estivermos em um lugar repleto de pessoas.

Nessas horas surgem aquelas pessoas que te fazem acordar para a vida e perceber que você está vivo e que a vida continua... Pessoas que te confortam pelo simples fato de estarem do seu lado. Pessoas que fazem não só fazem questão de participar de nossas vidas e dificuldades, mas que fazem questão que participemos de suas vidas, de suas alegrias...

Alguns nem conhecíamos tanto, mas quando menos esperamos parecem que conhecemos há tanto tempo. Nos cativam e se deixam cativar. E como já diz a máxima de Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Em nossas vidas muitas dessa pessoa passam, mas com certeza deixam muitas marcas. Marcas que, como os sacramentos, são indeléveis. Mesmo que por alguma circunstância queiramos esquecê-los nunca conseguiremos, pois mais dia ou menos dia, em alguma situação a lembrança desse registro virá à tona.

A Escritura já diz “Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”... Já ouvi também que toda amizade é u namoro, pois há intimidade e cumplicidade. Mas também há gratuidade, respeito e privacidade. Principalmente essa última característica, se for violada pode pôr a amizade abaixo.

Quero neste momento agradecer a Deus por se fazer presente todos os dias através desse belo sacramento da amizade. Agradeço também a todos os meus amigos que sofreram e se alegraram comigo nesses últimos meses... Que Deus seja louvado pela vida de cada um de vocês, sem exceção. E para aqueles que as diversas circunstâncias da vida afastaram, saibam que suas marcas sacramentais estão gravadas em minha vida. Que Deus também me ajude a ser sacramento na vida de todos vocês!

Deus caritas est!

Nenhum comentário: